No meu primeiro mês como designer do Nexo Jornal, em outubro de 2019, propus a redação um formato de histórias curtas e ilustradas de mulheres negras que marcaram a história do Brasil. A inspiração para esse projeto veio do livro Heroínas negras brasileiras em 15 cordéis, de Jarid Arraes que conta a história de mulheres em cordéis e poesia.
A ideia foi aceita com entusiasmo pela redação e então eu e a Carolina Souza nos dedicamos à pesquisa e a produção do material. Planejam os a publicação de cada material às quarta-feiras (o nome original do projeto era Quartas Pretas) até o dia 20 de novembro, data onde é refletido o dia da Consciência Negra.​​​​​​​
As histórias foram desenhadas para serem consumidas em dispositivos móveis, de preferência, Essa decisão definiu muitos aspectos estéticos do projeto como o formato das ilustração e a simplificação dos mapas que ficaram estáticos para garantir a viabilidade do projeto.
A série Mulheres negras que marcaram a história do Brasil foi um sucesso nas redes sociais, sendo o conteúdo mais compartilhado nas redes sociais do jornal entre outubro e novembro. Este projeto também foi a porta de entrada para a construção de um novo formato, com histórias ilustradas de forma concisa e prática.
Back to Top