Proposta
O principal desafio deste projeto foi pensar conceitos gráficos sofisticados para as ilustrações de capa, uma vez que o conteúdo do caderno apresenta reflexões críticas sobre assuntos complexos da economia brasileira. Os materiais foram publicados na edição impressa e digital do jornal entre outubro e dezembro de 2018.
Processo
Ouvir os jornalistas envolvidos na produção de conteúdo e entender o que eles buscavam comunicar foi fundamental para o desenvolvimento do projeto. Deste alinhamento de ideias sempre despontava o primeiro conceito da capa.
Em todas as capas houve retrabalho em cima do conceito (a imagem acima, mostra como o elemento que conduz um dos personagens foi substituído algumas vezes com a sua gravata passando a compor a cena de outro modo) e em alguns casos a ideia precisou ser repensada (na imagem abaixo, o rosto formado por elementos ligados a infraestrutura deu lugar a silhueta de uma cabeça. Sem trocadilhos visuais com partes do rosto)​​​​​​​.
Composição
Os espaços de respiro em branco permitiram que alguns elementos extrapolem a borda, criada a partir de outros elementos do padrão de capas do jornal. O novo bloco, menor que o espaço reservado para a arte, permitiu que os elementos fizessem 'pequenas invasões' e também um jogo de figura e fundo com aqueles elementos em branco da cena.
Adaptações
O ambiente digital tem relações de espaço e tamanho dos elementos diferentes do impresso, e portanto, possui outro projeto gráfico ainda que alinhado com o impresso.  Para as peças digitais deste projeto, foi necessário redistribuir alguns elementos em um novo formato de imagem. Adicionar uma textura também trouxe mais profundidade a versão digital que não conta com a textura do papel jornal.
O uso das cores e do preto 
Todas as cores da paleta reduzida das ilustrações estão alinhadas ao projeto gráfico do jornal (o vermelho, apenas para dar um exemplo, é o mesmo da sessão de cadernos especiais). O uso do preto foi estratégico e em momentos pontuais: para estabelecer contraste entre alguns elementos ou para trabalhar relações de figura e fundo.
Cada capa foi produzida em dois dias, junto com os pequenos gráficos que acompanharam os cadernos. Neste artigo no Linkedin tem mais detalhes sobre o processo e a relação deste projeto com outras áreas em que trabalho. Este foi o resultado final das capas impressas:
Back to Top