Sufoco! é um livro paradidático que contemplou a produção do texto, das ilustrações e dos infográficos que apoiam a narrativa. 
O caráter multidisciplinar do design é usado para explorar o uso da infografia no universo dos livros ilustrados em uma narrativa que aborda a dificuldade das classes mais baixas em acessar recursos básicos que garantem o seu bem estar social. O objetivo é despertar a consciência do público para um problema preocupante no país: a desigualdade socioeconômica.
Este projeto foi apresentado como trabalho de conclusão de curso - TCC - na UFRJ em maio de 2017 pelo curso de Comunicação Visual Design. A orientação foi  ministrada por Nair de Paula Soares e Ary Moraes.
O que nos faz desiguais?
Esta foi a pergunta feita ao definir como seria a narrativa do livro ilustrado. Livros como A Cabeça do Brasileiro, Brasil Uma Biografia, Raízes do Brasil e Trajetórias da Desigualdades ajudaram a traçar os pontos que a narrativa costurou. Temas como educação, renda, racismo, jeitinho, estrutura familiar, saneamento básico e mobilidade urbana figuram nesse projeto como marcas da nossa sociedade desigual.
Argumento da narrativa: Um menino que viaja pela primeira vez ao centro da cidade consertar um computador e se depara com as dificuldades da vida urbana brasileira
Argumento dos infográficos: Apresentar os abismos entre as classes sociais brasileiras:
Back to Top